Moxabustão e seus benefícios

Moxabustão também chamada de Moxaterapia, é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que serve para tratamentos diversos, tendo como foco o equilíbrio e a harmonia do corpo, distribuindo energia de cura que produz saúde ou a recuperação do paciente.

No post de hoje nós vamos te contar:

  • O que é Moxabustão?
  • 3 Benefícios da Moxabustão
  • Para o que Moxabustão é indicado?

Vamos lá?!

O que é Moxabustão?

A palavra “Moxa” pode ter originado do japonês mogussá.

A história relata que a Moxa teve origem na sociedade primitiva e sua descoberta foi relacionada ao uso do fogo que era a única forma de se aquecer.

Através desse meio foi descoberto que dores, sob a aproximação do fogo em partes específicas do corpo poderiam ser melhoradas ou até eliminadas.

A Moxabustão é tão antiga quanto a Acupuntura e, na China, já era utilizada por famílias reais quando a acupuntura falhava.

A Moxabustão (forma simplificada da palavra Moxacombustão) é uma técnica terapêutica da acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele através de um bastão enrolado com ervas medicinais (bastão de Moxa), que é normalmente feito com folhas da planta Artemísia vulgaris. O calor resultante da queima do bastão de Moxa aplicado na pele, em áreas específicas e nos pontos de acupuntura, tem o objetivo de eliminar acúmulos energéticos nos pontos dos Canais (meridianos), promovendo o perfeito funcionamento dos órgãos. Esse calor estimula a energia que tonifica o Qi, a circulação e nutre o Sangue (Xue). Remove obstruções ao longo dos Meridianos eliminando a Umidade e o Frio que acabam promovendo danos ao organismo.

3 Benefícios do Moxabustão

A Moxabustão trata e previne doenças trazendo inúmeros benefícios à saúde através da cura, recuperação ou melhora da qualidade de vida.

Entre os benefícios que a técnica apresenta, podemos listar os seguintes:

  1. Eleva a produção de leucócitos melhorando a imunidade.
  2. Eleva a produção de hemácias aumentando os níveis de glóbulos vermelhos, o que eleva a quantidade de nutrientes e oxigênio circulando pelo corpo.
  3. Estimula a circulação sanguínea e linfática através da vasodilatação periférica resultante do calor liberado, aumentando o fluxo e a irrigação sanguínea alcançando as extremidades com mais facilidade, levando hemácias e leucócitos.

Para o que Moxabustão é indicado?

Dentre outras indicações, a Moxaterapia apresenta, portanto, resultados positivos e satisfatórios para:

  • Dores musculares
  • Relaxamento físico e mental
  • Estresse e controle da ansiedade
  • Auxílio no tratamento da depressão
  • Constipação e diarreias crônicas
  • Insônia
  • Dores nas articulações como joelhos, ombros e nas costas
  • Asma, resfriados e sinusites
  • Auxilia no tratamento de enxaqueca
  • Doenças no sistema reprodutivo feminino: cólicas menstruais, menstruação irregulares, infertilidade, correção de apresentação pélvica do feto durante a gravidez tardia e baixa da libido
  • Impotência masculina, diminuição da qualidade do esperma.

Aviso Importante!

A Terapia por Moxabustão deve ser aplicada por profissionais qualificados e treinados para que se tenha um tratamento correto, pois é um procedimento natural e saudável, sem dores e produtos químicos artificiais.

Gostou deste artigo?

Veja mais Notícias sobre MTC aqui.

Acompanhe o nosso Instagram e assista lives semanais.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email