Carta aos Alunos ABACO – Mergulhando em Si

Mergulhando em si, um convite para alunos e seguidores da ABACO.

Já passou da metade de 2021… 2020 já acabou, mas parece que os efeitos dele ainda não.

Após tanto tempo de reclusão, do “fica em casa” e de se adequar a um novo estilo de vida, nasce um problema, muito maior que os efeitos financeiros da pandemia.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas isso não é mérito da pandemia! Acredite em mim…

Isso vem de muito tempo! A “desaceleração” da vida, por conta do “fica em casa” só fez a gente perceber a vida frenética e sem sentido que a gente estava vivendo.

Desde 2016  a OMS vem alertando que o estresse seria o mal do século. Mas o estresse, a insatisfação, a reatividade, aquela sensação de vazio, a ansiedade… entre muitos outros, são apenas o sintoma.

E vocês já devem saber que não adianta cuidar do sintoma. É preciso cuidar da causa! Senão, você só vai estar “empurrando o problema com a barriga!”

Mas afinal de contas, o que será que causa TUDO ISSO?

De volta às origens!

Como estamos aqui entre “amantes da cultura oriental”, vou direto ao ponto:

Existe um termo japonês chamado HONNŌ ou Benen (Bian Chie), em chinês, é representado por dois ideogramas: Hon 本 significa origem, originalidade e No 能 significa capacidade, potencialidade.

Resumidamente, pode ser entendido como o desenvolvimento da capacidade de auto-organização da mente e corpo, do restabelecimento de faculdades inatas de autorreparação inerentes aos seres vivos, e do despertar do movimento espontâneo instintual de autocura.

Tá bom, agora eu sei que compliquei! rs 

Nada melhor que um exemplo pra explicar…

Você já assistiu o Dr. Strange da Marvel?

Se a resposta for sim, agora você vai entender melhor o que eu quero falar. Mas se foi não… ALERTA DE SPOILER:

O filme conta a história de um médico cirurgião ultra bem-sucedido que sofre um acidente de carro e perde a sua ferramenta de trabalho mais valiosa: a precisão do movimento das mãos. E a medicina ocidental diz que não tem cura. 

Altamente frustrado, ele resolve recorrer a outros tipos de conhecimento. Vai em busca de uma possível monja do Nepal que já curou outras pessoas, de maneira tão incrível, que parecia mágica! E lá ele aprende a controlar sua limitação através da meditação, manipulação energética e outras coisas mais (veja o filme pra saber mais rs).

Pois é, no filme ele mostra que a natureza humana tem um alto potencial de resiliência e de autocura que, na maioria das vezes, encontra-se adormecido.

O Sistema Honnō de Saúde é um método oriental que desperta no indivíduo o seu grande potencial de autocura. 

Pois é, eu sei que isso parece até MENTIRA. 

Mas deixa eu te explicar porque, até agora, você deve ter acreditado que isso era apenas coisa de quadrinhos e filmes de ficção!

Pílula Azul ou Vermelha?

Outra cena clássica de filme de ficção. A famosa, pílula azul ou vermelha ?

O incrível dilema entre: se manter onde está, vivendo a vida “real” que sempre te disseram ser o único caminho a percorrer ou expandir seu conhecimento e se arriscar num mundo desconhecido, que parece de mentira, mas que te permite evoluir absurdamente?

A resposta parece óbvia para a maioria das pessoas que querem crescer: fisicamente, espiritualmente, mentalmente ou profissionalmente: VERMELHO!


Mas vai por mim, poucas pessoas preferem se arriscar ou “não tem tempo pra isso agora”, e acabam ficando no mundo da pílula azul.

Agora, se você quer entender do que eu estou falando, e qual convite pra pílula vermelha que eu tenho pra te fazer, leia este artigo até o final!

Voltando a falar de Conhecimento Orientais…

É verdade que estamos, cada vez mais abertos, a entender a cultura oriental e todo seu conhecimento. Até porque, se não estivéssemos, você não estaria recebendo este e-mail. =)

Também é fato que, aos poucos, estamos nos tornando adeptos de práticas orientais. A MEDITAÇÃO é um excelente exemplo disso. Imagina só falar de meditação aqui no Brasil no início dos anos 2000?

Hoje, a meditação é falado nas mídias de massa, no Youtube, no Instagram e até na Netflix. Não é mais aquele tipo de conhecimento do monge zen sentado no topo da montanha! Nem exclusividade para quem vai à Índia, China ou Japão!

Outras formas de conhecimento e filosofias que foram amplamente difundidas no Ocidente são as Artes Marciais. Elas trabalham corpo, mas também trabalham mente! Quem aí já não teve vontade de liberar o seu Ki, sua energia vital, também conhecido como “Chi” ou “Prana”!?

Conseguir mobilizar energia ao ponto de alcançar o tão curioso soco de 1 polegada?

E não sei você, eu sempre tive a sensação que os povos orientais conseguiam equilibrar muito melhor essa relação mente-corpo. Muito melhor que nós, ocidentais.

E acho que por isso, que temos tanto interesse, curiosidade e vontade de aprender sobre essas culturas milenares.

Mas será que, o que a gente aprende aqui, segue realmente as tradições orientais? 

Será que conseguimos receber A ESSÊNCIA do que essas sabedorias, técnicas e práticas podem nos ensinar?

SAN, o número 3.
3 instituições, 3 mentores, 3 pilares

Foi com essa preocupação e vontade de fazer a diferença que as 3 instituições voltadas para disseminar a cultura oriental se uniram:

Para trazer para vocês a essência (o Hon 本 significa origem, originalidade) através do conhecimento, estudo e experiência de 3 mentores, deixa eu te apresentar quem são:

Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), dedicou-se aos estudos da cultura, da ciência, da espiritualidade e das artes marciais japonesas há mais de 60 anos. Tornou-se monge Zen-budista (Mosteiro Ryōkōin) e monge da Escola Shingon com licenciatura budista (Mosteiro Jochi-In de Koyasan), no Japão, tendo concluído o bacharelado em Medicina, no Sri Lanka, onde concluiu, também, os cursos de doutorado em Acupuntura e em Filosofia.

Karen Sato, discípula do Sensei Sohaku Bastos no Sistema de saúde japonês Honnō e Kohō Igaku Shiatsu, estudou a Medicina Tradicional Chinesa se especializando em Acupuntura, estudou Ayurveda na Índia se especializando em dietoterapia, e o Dharma na Tailândia. Viveu no Canadá, Tailândia e Índia. Fez Mestrado em Epistemologia pela UFRJ, quando pesquisou a filosofia oriental não-dual e desenvolveu pesquisa de doutorado na UFRJ sobre o Sistema Honno. Inspirada pela doença do pai que foi dita ‘incurável’ pela medicina alopática, se aprofundou no estudo das Medicinas Orientais.

Camila Vorkapic, professora de yoga e meditação pelo Centro Sivananda (Roma) estuda de forma tradicional com seu Professor Dharma Bodhi (Tailândia). Doutora em Psicologia (IP|UFRJ), com Pós-Doutorado em Neurofisiologia (CCBS|UFS) e professora de Neuroanatomia e Neurociências (Unit|SE). É também autora do livro “Neurociência e Budismo, o melhor dos dois mundos para a saúde mental”.

Os 3 mentores buscam aliar os conhecimentos de Medicina Ocidental e Oriental (isso te lembra o Dr. Strange?! rs), para potencializar e trazer a melhor forma de expandir o seu Autoconhecimento, com base nos 3 pilares.

Os 3 pilares: Físico, Mental e energético

Afinal de contas…

… do que adianta estar em forma, com o corpo lindo e saudável, se a sua mente anda inquieta, triste e sem ânimo?

…. do que adianta ter uma mente super desenvolvida (seja em termos de conhecimento técnico ou de sabedoria) se a sua saúde física não está boa!? Se quando você precisa de energia pra colocar algo em prática, ela falta?

… e do que adianta você ter a energia necessária pra fazer tudo que deseja, se seu corpo não responde, está sempre com dores, e se sua mente não deixa você se lembrar das coisas, agir para ter resultado, e você fica com aquela sensação de que tá patinando na água!?

Chegou a hora de você MERGULHAR EM SI e aprender o caminho para Fortalecer a unidade: corpo-mente-energia, que chamamos em japonês de SHUGYŌ.

Inédito no Brasil

E você vai ter a oportunidade, em primeira mão, de participar dessa Imersão Mergulhando em Si:

E se você já quer saber mais sobre o evento:

No dia 17/julho você vai poder participar de uma imersão dedicada ao seu Autoconhecimento.

Seja você praticante de meditação ou não, esse dia de imersão vai te ajudar. Não existe nenhum pré-requisito. A única coisa que você precisa ter é VONTADE DE CONHECER A SI MESMO E EVOLUIR COMO SER HUMANO, é se sentir bem na sua própria pele. 

Neste dia você terá acesso A UMA PRÁTICA DE TREINAMENTO TRADICIONAL e não apenas ao conhecimento teórico. Vamos te guiar pelos:

  1. OITO CAMINHOS DE SAÚDE, NEUROCIÊNCIA E SABEDORIA ORIENTAL
  2. Você vai fazer a prática de MEDITAÇÃO DA LUZ DO CORAÇÃO (SHINKŌ NO MICHI)
  3. E também a prática de MOVIMENTO ESPONTÂNEO E INSTINTIVO de cura mente-corpo (HONNŌ-HŌ)
  4. Além de exercícios de MOBILIZAÇÃO ENERGÉTICA (KIKŌ-HŌ) para a saúde.
  5. E uma Introdução à FILOSOFIA OMOTENASHI de promoção da autoestima e da produtividade.

Então vamos aos detalhes importantes sobre o evento. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO EVENTO “MERGULHANDO EM SI”:

  • 08:30 Recepção dos praticantes no Auditório;
  • 09:00 Apresentação e Exposição do Treinamento Mergulhando em Si, no Auditório
  • 09:30 Palestra sobre os oito caminhos de saúde da sabedoria oriental e ciência, no Auditório
  • 10: 30 Introdução à Meditação da Luz do Coração (Shinkō No Michi), no Zendō
  • 11:30 Prática da Meditação da Luz do Coração (Shinkō No Michi), no Zendō
  • 12:00 – 14:00 – Almoço
  • 14:00 Introdução e Prática de Mobilização Energética para a saúde (Kikō-Hō), no Dojō.
  • 15:30 Introdução ao Movimento Espontâneo e Instintivo de cura mente-corpo (Honnō-Hō)
  • 16:00 Prática do Movimento Espontâneo e Instintivo de cura mente-corpo (Honnō-Hō)
  • 17:00 Orientações finais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO EVENTO “MERGULHANDO EM SI”:

  • NÚMERO DE VAGAS TOTAIS: até 30 pessoas
  • INVESTIMENTO: R$ 300, mas para alunos e ex-alunos da ABACO até o dia 12 de julho você terá 35% de desconto (R$ 197) e até o dia 16 de julho você terá 18% de desconto (R$ 247)
  • DIA E HORA: 17 de julho das 08:30 às 17:00
  • LOCAL: Rua Alice, nº 1150, Laranjeiras, Rio de Janeiro
  • CERTIFICAÇÃO: será conferido o certificado do ICBJ de participação no evento.
  • ALMOÇO: o participante pode sair para almoçar ou levar Bentō (refeição de casa).
  • ROUPAS: roupas confortáveis ou Jogging, meias, toalha pequena e sandália.
  • CELULAR: evitar usar o celular durante as práticas. Deixá-lo no modo vibracall.
  • OFERECEMOS: água mineral e chá descafeinado
  • MINISTRANTES: Dr. Sohaku Bastos e Karen Sato serão seus mentores nesse evento presencial. E de Bônus você ganhará acesso a aula online ‘Ciência da Felicidade’, com a neurocientista Camila Vorkapic (PhD).

Chegou a hora de você encontrar A SUA FORMA DE VIVER, adequando esses princípios de sabedoria oriental na sua vida. E ao longo dos anos, colher esse fruto: de uma vida completa, da experiência de se tornar um ser humano integral no máximo do seu desenvolvimento. 

Não estamos falando de um retiro de prática física intensa. Nem muito menos de um retiro só de meditação, de muita filosofia e intelectualismo, sem levar o corpo junto. 

A nossa proposta é diferente: a gente está falando de um CAMINHO COMPLETO, do desenvolvimento de todas as capacidades humanas. Inclusive as mais sutis, de espiritualidade e da intuição, de forma completa, simples e com uma profunda sabedoria

Finalmente chegou a hora de você mergulhar em si e aprender e usufruir de toda a sabedoria oriental, numa prática de 1 dia de imersão!

Tempo disponível até o evento (ou até esgotarem as vagas):

motionmailapp.com

E não deixe de acompanhar as Notícias sobre MTC aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email