Diagnóstico pela Língua na Medicina Tradicional Chinesa

A inspeção é um dos elementos da propedêutica médica chinesa, sendo elas:

  • inspeção
  • audição
  • olfato
  • interrogação
  • palpação


A propedêutica médica chinesa (“propedêutica energética”) possui um elevado grau de originalidade e sutileza pois objetiva identificar o fenômeno doença em suas fases mais iniciais (psicoenergética e funcional) sob a óptica da Racionalidade Médica Chinesa; sendo norteada por dois axiomas:

(1) “o exterior reflete o interior” e

(2) “as partes refletem o todo”.

A inspeção da língua é uma representação das mais ilustrativas destes dois axiomas.

Inspeção pela Língua

A inspeção da língua é constituída por um caráter geral (cor do corpo, forma do corpo, saburra e umidade) e uma caráter topográfico (representação dos sistemas internos em áreas específicas do corpo da língua).

A cor do corpo manifesta o aporte adequado de Yang e do Xue do organismo. A saburra a integridade do Yin e do Jin Ye, bem como a presença ou ausência de fatores patogênicos. A umidade a integridade do Jin Ye e do Xue.

Secundariamente o profissional busca por alterações em regiões específicas da língua, a fim de integrar os achados gerais à sistemas internos específicos.

A inspeção da língua é um dos pilares da propedêutica médica chinesa; extremamente útil no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da evolução do paciente, principalmente quando há manifestações clínicas conflitantes.

Desta forma, é de suma importância o praticante de medicina chinesa aprender, se aperfeiçoar e aplicar esta importante semiotécnica da medicina chinesa.

Texto por: Prof. Dr. Henrique Adam Pasquini

Interessado em aprender sobre MTC?

Entre em contato com a gente, e comece hoje mesmo sua Formação em Acupuntura. Temos modalidades de estudo presencial e online!

Gostou deste artigo?

Veja mais Notícias sobre MTC aqui.

Acompanhe o nosso Instagram e assista lives semanais.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email