O que é e quais os benefícios da Auriculoterapia?

Auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sendo atualmente um ramo da Acupuntura que foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. Por ser um método que usa técnica pouco invasiva e pela efetividade e resultados obtidos, tem sido cada vez mais bem aceita pelos pacientes.

Auriculoterapia, Acupuntura auricular e acupressão são sinônimos de uma terapia praticada há séculos, via estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, troncos, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Um estado patológico em qualquer parte do corpo humano reflete na orelha reações positivas de caráter e localizações diferentes, específicas a cada enfermidade.

A Auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha, já que é uma das poucas estruturas anatômicas formadas por endoderma, mesoderma e ectoderma (três folhetos embrionários), podendo ter essa representatividade. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo).

Os pontos auriculares são áreas específicas da superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. A maioria desses pontos tem a característica de tornarem-se reativos ante um processo patológico em sua zona correspondente no corpo. 

Em caso de doença, mudanças morfológicas, de coloração da pele, dor à exploração táctil, presença de edemas ou pequenos cordões detectados na palpação, mudanças na resistência elétrica, eczemas ou telangiectasias manifestam-se no ponto ou área específica da região comprometida. 

As reações podem aparecer antes que a enfermidade se manifeste e desaparecer depois da cura. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento. O tratamento consiste na estimulação dos pontos auriculares através da aplicação de agulhas semipermanentes, colocação de sementes (mostarda ou colza), pequenos cristais, esferas metálicas, eletroestimuladores entre outros.

Ao estimular um ponto auricular pode-se experimentar diferentes manifestações como sensação de energia que corre pelo corpo, calor no pavilhão auricular que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve fazer a auto estimulação dos pontos (sementes, cristais, etc.) várias vezes ao dia, com trocas semanais mediante a reavaliação do caso. Qualquer pessoa pode fazer Auriculoterapia, estando doente ou não, sendo ela indicada até mesmo para crianças.

Algumas vantagens técnicas:

  • Fácil aplicação;
  • Baixo custo;
  • Tem ampla indicação;
  • Apresenta poucos efeitos colaterais.

Algumas aplicações da Auriculoterapia:

  • Doenças do trato respiratório: sinusite e rinite agudas, resfriado, amigdalite, bronquite e asma.
  • Distúrbios gastrintestinais: constipação, diarreia, gastrite, úlcera gástrica e duodenal e soluço.
  • Distúrbios ortopédicos e neurológicos e clínica da dor: enxaqueca, paralisia facial, neuralgia do trigêmeo, paralisia pós – AVC, labirintite, enurese noturna, neuralgia intercostal, ciatalgias, artrites e espondilites, lombalgias, fibromialgia e distensões musculares.
  • Psiquiatria: distúrbios leves e moderados de depressão, angústia, ansiedade e insônia.
  • Ginecologia: distúrbios menstruais e infertilidade.
  • Outros benefícios: aumento da vitalidade e energia, redução do estresse e maior relaxamento, rejuvenescimento da pele, controle dos sintomas de abstinência para tabagismo, alcoolismo e drogas, controle da dor, estabilização do sistema imunológico, entre outros.

Se você tem algum dos problemas acima, pode procurar os atendimentos ambulatoriais da ABACO que podem ser feitos às terças, quintas e sábados, nos períodos da manhã e da tarde. Entre em contato conosco, agende sua consulta e descubra a transformação que a Acupuntura pode levar para a sua vida.

☎ (21) 3208-3604

#abaco #abacocba #acupuncture #acupuntura #ansiedade #anxiety #educação #education #medicina #medicinatradicionalchinesa #mtc #pósgraduação #saúde #unibahia #wfas

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email