Acupuntura no tratamento da insônia

O que é insônia? 

Insônia é a dificuldade de adormecer ou de manter-se adormecido, acordar precocemente ou uma sensação de sono não renovador. Pode estar relacionada a estímulos de estresse emocional agudo, distúrbios físicos e psicológicos de uma maneira geral. A insônia é a mais comum das queixas relacionadas ao sono, afetando 30% a 40% da população adulta em geral e cerca de 15% a 25% das crianças. 

Os tipos de insônia 

A insônia primária não é causada por nenhuma condição física, psiquiátrica ou ambiental. A insônia secundária é causada por outras condições intrínsecas ou extrínsecas, medicamentos ou ingestão de substâncias. A insônia pode ser aguda, de curto prazo (durando até algumas semanas) ou crônica (quando uma pessoa sofre de insônia por pelo menos três noites por semana, por mais de um mês, incluindo insônia periódica).

Insônia e Acupuntura 

Evidências têm se acumulado com relação ao tratamento da insônia com a Acupuntura, desta forma a Acupuntura tem se caracterizado como um efetivo método alternativo/complementar, praticamente sem efeitos colaterais, para o tratamento da insônia. Os mecanismos de ação da Acupuntura estão relacionados a respostas neuroendócrinos específicas; ressaltando aqui que a Acupuntura é, numa visão biomédica ocidental, uma terapêutica que promove a regulação neuroimunoendócrina.

Sintomas da insônia 

Na concepção da Medicina Chinesa, termo “Insônia” abrange várias e diferentes situações: 

1. Dificuldade de adormecer; 

2. Dificuldade de manter-se adormecido (sono fragmentado); 

3. Acordar precocemente; 

4. Sono inquieto; 

5. Sensação de sono não reparador; 

6. Sono perturbado pela presença de sonhos. 

A quantidade e a qualidade do sono dependem, é claro, do estado da Mente (Shén). A mente está enraizada no coração e, portanto, na concepção da medicina chinesa o principal componente da insônia é a “mente agitada”, além das desarmonias correlatas de outros sistemas energéticos que devem ser adequadamente identificadas por um profissional competente.

Tratamento da insônia 

É importante lembrar que dieta, exercícios físicos orientados, higiene do sono, gerenciamento do estresse e relaxamento são extremamente importantes para o tratamento dessa condição patológica.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email